domingo, 13 de fevereiro de 2011

BAND Brasilia e Europa.

2001, eu trabalhava em um produtora de video em Goiania mas ia em Brasilia toda semana, um programa era gravado em Brasilia, editado em Goiania e exibido em Brasilia, o dono da produtora me perguntou se eu nao queria ir trabalhar na BAND
Brasilia, eu disse que gostaria e por isso mudei me para a capital federal.
Trabalhando na BAND Brasilia, tive contato com os bastidores do poder e com pessoas de outros paises, com isso aumentou mais ainda a minha vontade de sair do Brasil e foi isso que eu fiz. Dezembro de 2001, realizei um grande sonho que era morar na Europa, fui para a cidade de Nottingham/UK e por la fiquei algum tempo e aprendi sobre a cultura daquele país.
FOTOS: BAND BRASILIA, NA CIDADE DE NOTTINGHAM NO REINO UNIDO.


Se quero trabalhar numa afiliada da Globo? sim eu quero!.

1996, um jornalista amigo meu (Paulo Francis) me perguntou se eu não queria
trabalhar com ele, ser correspondente de uma afiliada da Globo no sul do Pará, eu respondi que queria, por que não?. Produziamos as reportagens e enviavamos para a cidade de Redenção onde ficava a sede da NBTV, se houvesse algo de maior relevância, o material era enviado para a Tv Liberal em Belém, tinhamos de cobrir as cidades de Tucumã, Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte e São Félix do Xingu.
Foram muitas reportagens até que uma delas mudou a minha vida: Janeiro de 1997 um grupo de sem terras invade uma fazenda em Ourilândia do Norte, os invasores são retirados e recebem um aviso: "SE ENTRAREM DE NOVO NÃO SAEM COM VIDA". Os sem terras não ligaram para o aviso e entraram novamente, resultado?. Quatro sem terras foram executados, os demais sairam com vida mas aterrorizados pela perda de seus companheiros, conseguimos autorização e entramos na fazenda onde estavam os corpos dos sem terras executados, fomos com a Policia Militar, esse caso gerou repercursão em todo o Brasil, uma comissão de direitos humanos do senado federal foi para Ourilândia do Norte, o nosso material ficou muito bom e foi enviado para a Tv Liberal em Belém, de Belém foi gerado para a Globo no Rio de Janeiro, no outro dia o jornalista Marcelo Rezende (na epoca ele era da Globo), chegou em Ourilândia do Norte para produzir uma reportagem especial sobre pistolagem no Sul do Pará, a noite pela primeira vez eu pude ver o meu nome no Jornal Nacional, aquilo foi tudo pra mim. Devido a essa reportagem eu ganhei um estagio na Tv Liberal em Belém e um outro na CGJ (Central Globo de Jornalismo) em São Paulo. Minha vida mudou muito depois disso.

FOTOS: COM O JORNALISTA PAULO FRANCIS ENTREVISTANDO UM SARGENTO DA PM RESPONSAVEL PELO RESGATE DOS CORPOS DE SEM TERRA EXECUTADOS EM OURILANDIA DO NORTE , COM AS APRESENTADORAS ERICA SIQUEIRA E MARZA MENDONçA DA TV LIBERAL EM BELéM.


Eu, apresentador de tv?

No Ano de 1994 ja com alguma experiencia, percebi que poderia fazer algo mais do que ser cinegrafista e operador de VT (nesse tempo eu trabalhava na Tv Tucumã) e por isso falei com o então assessor de imprensa da Prefeitura de Tucumã (Renato Gomes Soares), expliquei pra ele que poderiamos produzir um informativo falando sobre a prefeitura e ajudar a população da cidade, ele topou e então deixei a Tv Tucumã e passei a produzir as reportagens, captava as imagens nas externas, gravava o Renato que era o apresentador e depois editava, quando tinha o horario local era exibido para a cidade de Tucumã, com o tempo o Renato foi ficando sem tempo e eu fui obrigado a assumir a apresentação do programa. Fazia tudo foi um tempo muito louco de minha vida mas eu pude aprender muitas coisas e tenho orgulho de ter vivido tal fase.
O nome do programa: O POVO E O PREFEITO, sei que o nome não era exatamente o mais lindo do mundo mas decididmos isso em 5 minutos e depois ja tinha pegado e seria ruim voltar atras, o fato é que esse tempo me ensinou muito.

FOTOS: LAYOUT DO PROGRAMA O POVO E O PREFEITO, EU E RENATO GRAVANDO UMA EXTERNA NO GARIMPO AGROVILA DO CUCA, EU APRESENTADO O PROGRAMA.







Tv Tucumã (o inicio de minha vida televisiva)

Parte de minha infância e adolescência eu vivi no estado do Pará, uma das cidades que morei foi Tucumã no sul do estado. Desde pequeno eu gostei de televisão mas o meu primeiro contato com esse mundo aconteceu em 1992, meu pai conheceu um reporter da Tv Tucumã (na época a Tv Tucumã era afiliada da BAND), eu então fui contratado pela emissora fiquei alguns dias vendo o que o operador de vt fazia e comecei a substitui lo nas suas folgas, era um mundo novo pra mim apertar botões, colocar comerciais no ar, era algo bem interessante e eu estava adorando tudo aquilo porém precisava ir além, nos finais de semana eu ficava só na Tv Tucumã e ai ia para o estúdio e mexia na camera porque queria muito aprender como era o funcionamento daquele equipamento, perguntava para os cinegrafistas e eles me tiravam duvidas, um dia surgiu uma reportagem e o cinegrafista titular não estava foi a minha chance de mostrar que ja sabia fazer algo mais alem de apertar botões, depois desse trabalho eu susbstituia um dos cinegrafistas sempre que possivel, eles gostaram da idéia porque sempre poderiam contar comigo e eu adorei porque iria aprender mais e fazer algo que gostava muito.
A Tv Tucumã nesse tempo tinha um telejornal ao meio dia e depois um programa de variedades, a noite tinha um outro telejornal (Reporter Regional) Esse foi o meu primeiro contato com o mundo televisivo, era tudo amador mas feito de coração, quem trabalhava na emissora queria fazer o melhor possivel.

FOTO: EM FRENTE A TV TUCUMã COM A PRIMEIRA CAMERA DE VIDEO QUE EU USEI PARA REPORTAGENS EXTERNAS, UMA PANASONIC PV 800, UMA CAMERA VHS MAS EU NEM LIGAVA PRA ISSO O IMPORTANTE ERA QUE EU ERA UM DOS CINEGRAFISTAS DA TV TUCUMã.